Uma publicação no The Kyiv Independent afirma que o zoo de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, está realizando um apelo para que moradores e estrangeiros comprem ingresos em seu website como uma doação simbólica para alimentar os animais, que estão prestes a morrer de fome. O zoo está fechado para visitações e a cidade de Mykolaiv está sob constantes ataques russos.
Aprisionar animais em cativeiro para entrenimento humano os coloca em situação de completa vulnerabilidade. Em casos de guerra, tragédias ambientais e outras situações de risco de grandes proporções esses animais são colocados diretamente em risco de morte iminente. Além do estresse dos bombardeios, agora, os animais sofrem com a fome e o frio, sem aquecedores.
⚡️Mykolaiv zoo asks public to buy tickets to save animals from starvation.
The southern city has been under attack for days.
The struggling zoo, which has been shut down, is asking the public to donate by buying tickets online: https://t.co/GRvc54QR36
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 13, 2022
Mortes
O conflito entre Rússia e Ucrânia não ameaça apenas pessoas e animais domésticos, espécies selvagens e silvestres aprisionadas em cativeiro estão em situação de completa vulnerabilidade. O zoológico de Feldman, em Kharkov, foi atingido por bombas russas.
Informações divulgadas pela equipe do local afirmam que veados e várias espécies de macacos morreram com as explosões. Existe ainda a possibilidade de mais animais terem sido atingidos, pois o zoo é grande e com a guerra, há poucos funcionários para realizar uma vistoria.
Dados da BBC apontam que ocorreram pelo menos 50 relatos de explosões na área onde fica o zoológico, que acusa o ataque de ser proposital. “Não podemos dizer que foi um acidente. Ao nosso redor há apenas floresta e uma estrada, eles queriam nos atingir mesmo não sendo um alvo militar”.
Os funcionários do zoo confirmam que os animais estão em risco. “Os animais vivem em vastas áreas naturais e ainda não podemos ter uma estimativa certa dos danos. Neste momento é impossível pensar em movê-los ou escondê-los em algum lugar”, disse o Feldman em nota.
Ainda não há informações de outros zoológicos que tenham sido atingidos. Atualmente, todos estão fechados para visitação. Muitos deles reclamam da falta de suprimentos e calmantes para os animais, que sofrem com o estresse do som dos tanques e aeronaves.
Nota da Redação: zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como o zoo de Feldman servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.