Por Giovanna Chinellato (da Redação)
A SPCA (Sociedade de Prevenção à Crueldade contra Animais) diz que recomendará a cobrança de multas sobre o zoológico em Fort Langley, no Canadá, por crueldade com animais referente à morte de três girafas no local, nos últimos três meses.
Uma girafa macho chamada Jerome morreu na última sexta-feira (5) durante uma cirurgia para aparar seus cascos. As outras girafas morreram com a chegada do inverno em dezembro.
O centro pode ser multado por violação do ato de prevenção à crueldade contra animais. A SPCA ordenou que a administração aparasse os cascos de Jerome pois haviam crescido demais. O grupo de bem-estar animal inspecionou as instalações depois de receber denúncias de ex-funcionários sobre o péssimo tratamento dispensado aos animais.
“Isso poderia ter sido evitado se os cascos dos animais tivessem sido cuidados desde o começo”, disse a protetora dos animais da SPCA, Eileen Drever.
O problema no casco de Jerome foi causado por predisposição genética, de acordo com o veterinário do centro, Bruce Burton. De qualquer forma, qualquer cirurgia em girafas é arriscada. Segundo Burton, “trinta por cento das vezes, quando se anestesia uma girafa, ela não irá se levantar de novo”.
Drever disse que a SPCA está esperando resultados da necropsia de Jerome antes de decidir se irá ou não cobrar as multas.
Fonte: CBC News