Cinco zebras que eram mantidas em cativeiro em uma fazenda em Maryland conseguiram fugir em busca de liberdade e são vista há mais de um mês em pastagens do condado de Prince George’s. Os animais selvagens fazem parte de um grupo de 39 zebras que vivem uma propriedade particular. As cinco zebras fugiram apenas duas semanas após chegarem ao local.
Moradores frequentemente registram imagem dos animais comendo grama em canteiros de estrados e regiões de mata. O caso ganhou tanta repercussão que foi destaque do The New York Times, que questionou a guarda de animais selvagens em locais urbanos e os riscos que esses animais sofrem, como o contágio de doenças e até mesmo serem vítimas de atropelamento.
Os animais têm como origem a África Oriental, mas foram trazidos da Flórida para Maryland. O proprietário da fazenda é conhecido na região por criar espécies exóticas como aranhas de mãos negras, macacos, dromedários, mandris, cangurus vermelhos e lêmures marrons. Ele conseguiu uma licença do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
A fazenda não é aberta ao público e o dono do local “coleciona” animais, alguns de espécies ameaçadas, apenas por hobby. Vários deles pode ter origem no tráfico de animais, mas ele nega. Um especialista em zoologia disse que os animais podem morrer ou sofrer com a chegada das estações mais frias e precisam ser resgatados e enviados para o seu habitat.
A polícia local informou que já notificou o proprietário da fazenda, que é o responsável legal pelos animais selvagens, e disse que está organizando uma operação para recapturar as zebras. Ativista estão pedindo que ele envie os animais para um santuário e respeite que eles desejam a liberdade, mas até o momento não houve pronunciamento oficial.