A Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals anunciou que está concluindo a investigação de maus-tratos a animais que envolve o zagueiro do West Ham, Kurt Zouma, filmado atacando um gato com chutes. A intenção da organização é processá-lo criminalmente. Além de Kurt, seu irmão, Yoan, que também pode ser ouvido nas imagens, pode ser indiciado.
Após a divulgação do vídeo que mostra o jogador, que é titular da seleção francesa, agredindo o gatinho doméstico da própria família, a RSPCA foi até a casa do zagueiro e resgatou o gato maltratado e outro que também estava na residência. A investigação concluiu que quem filmou a agressão e compartilhou as imagens foi Yoan.
Em vídeo divulgado pelo jornal britânico “The Sun”, o zagueiro Kurt Zouma, do West Ham, foi filmado chutando e arremessando objetos em um gato.
O atleta francês pediu desculpas e o clube resolverá o assunto internamente. pic.twitter.com/OxxpNRW9Id
— FutebolNews (@realfutebolnews) February 7, 2022
Zouma perdeu patrocinadores, como a Adidas, e enfrentou protestos de torcedores, mas não foi demitido do West Ham, que diante de uma acusação criminal pode ser forçado a se posicionar e tomar medidas administrativas. A defesa de Zouma afirma que o que ele está enfrentando é na verdade uma série de sanções de ordem racista.
A RSPCA afirma que, independente de distorções, não deixará de lutar pela defesa dos animais e seguirá adiante com o processo. Não há informações se o gatos de Zouma serão devolvidos ao tutor ou disponibilizados para adoção responsável.