Um youtuber de um canal que mostra a captura de animais com armadilhas foi multado em mais de R$ 100 mil por crimes ambientais na zona rural de Inácio Martins, na região central do Paraná, na tarde de segunda-feira (5/9), de acordo com a Polícia Militar Ambiental.
Euzelei Alves Pedroso também precisou preencher um termo circunstanciado para ser liberado.
Conforme auto de infração emitido pelo Ibama, foram encontrados 176 animais silvestres nativos sem autorização de autoridades. As armadilhas também foram apreendidas pelo órgão.
“Geralmente, ele capturava animais pássaros, e dentre esses havia vários que estavam na lista de extinção. Além da captura, poderia machucar esses animais e também não se sabe o destino deles. Segundo ele [youtuber], ele soltava os animais, só fazia exposição para o público dele, e soltava. Mas agora […] com certeza vão ter desdobramentos, farão investigações se realmente era só amostra que ele usava esses animais ou se também comercializava, vendia, matava”, explicou o sargento Vanderlei Fernandes.
Até a publicação desta reportagem, o suspeito não tinha advogado constituído.
Ainda segundo a PM, o homem de 39 anos foi abordado e mostrou às equipes onde estavam as armadilhas, além de como ele realizava a captura dos animais.
De acordo com a PM, foram localizados na propriedade animais domésticos como galinha, pavão, faisão, coelhos e pássaros exóticos com criação permitida. O local foi identificado após uma denúncia.
Fonte: g1