Um homem de 38 anos foi preso após a interdição de um canil clandestino com 145 animais de raça variada em Viana, na Região Metropolitana de Vitória, na manhã de quarta-feira (3). Segundo a Polícia Militar, cães da raça yorkshire, bulldog francês, chihuahua, poodle, shi-tzu, dentre outros, estavam em condições de maus-tratos com muitas lesões na pele e em locais sem a higiene adequada.
Mesmo após a situação encontrada pelos policiais, os cães foram deixados no canil sob cuidado de outro sócio que se comprometeu a adequar o local em 7 dias.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, o motivo para a permanência dos animais no canil foi o grande número de cães, da ausência de sinal telefônico e a falta de local adequado para levar os cachorros.
Denúncia anônima
Os animais foram encontrados após uma denúncia anônima de maus-tratos no rancho do proprietário, na zona rural da cidade.
A polícia e a prefeitura foram questionadas pelo g1, mas não souberam informar se o local era utilizado para reprodução dos cães, mas fêmeas estavam amamentando filhotes no canil.
Além de policiais, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Viana acompanhou a ocorrência.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência da polícia, a médica veterinária da prefeitura informou que durante a inspeção nos cães foram encontradas lesões na pele, otite, escaras, úlceras de córnea, vários animais contaminados por parasitas.
Os cachorros também estavam em um local apertado, com fezes acumuladas e sem higienização. Até mesmo a parte médica estava precária, com seringas e medicamentos injetáveis guardados de forma inadequada.
Um dos donos do local afirmou que nenhum veterinário cuidava dos animais.
A Polícia Civil informou que o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Cariacica e autuado em flagrante por maus-tratos a animais domésticos e também pelo crime previsto no art. 29 §1º, inciso III, da Lei 9.605/98. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.
A Prefeitura de Viana disse que a operação foi realizada pela Polícia Militar Ambiental e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apenas deu apoio. O canil foi embargado e autuado.
Ainda segundo a prefeitura, uma nova fiscalização no local será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Ambiental, mas se novas providências não forem tomadas os animais serão recolhidos.
Fonte: G1