Por Julia Troncoso (da Redação)
Nos seus dois últimos meses de mandato, o prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, insiste em divulgar seu apoio a indústria de carruagens. Com o tempo, sua perspectiva se tornou cada vez mais alarmista. Ele afirma que a proibição das carruagens será uma sentença de morte para os cavalos, como se a vigência da exploração destes animais em veículos de tração concedesse uma vida “satisfatória”. As informações são do Care2.
Carruagens é certamente um negócio controverso na cidade de Nova York. Segundo ativistas, o alvoroço e o tráfico da superlotada cidade colocam ambos, cavalos e passageiros, em perigo. Um dos cavalos chegou a cair morto, aparentemente por exaustão. Mas a despeito disso, será que o fim da prática irá poupar a vida dos cavalos?
“Eu imagino que todos os cavalos serão encaminhados para o abatimento”, Bloomberg é citado como tendo dito no Daily News. Enquanto alguns ativistas podem ter lido a citação como uma ameaça, talvez o prefeito realmente tenha razão – o que não autoriza a permanência da indústria das carruagens.
Se não se pode confiar nos tutores de cavalos com os cuidados dos animais atualmente, como poderá se confiar na retidão deles junto aos cavalos depois de seu negócio ter sido retirado do mercado? Desta forma, somente uma ação da própria cidade teria a força necessária para garantir a vida destes animais.
Infelizmente, Bloomberg não é o único a profetizar uma aposentadoria fatal para esses cavalos. Alguns especialistas em animais afirmam que 100 mil cavalos abandonados são encaminhados para o abatimento todo ano e esse número deve crescer com a soma de 200 cavalos nova-iorquinos utilizados em veículos de tração, caso nenhuma posição seja tomada.
Allie Feldman, porta-voz do NYCLASS, um dos principais grupos de oposição a indústria de carruagens, insiste que o status de celebridade dos cavalos os protegerão do mal e que eles serão prontamente adotados. Ademais, ela garante que sua organização vai assegurar dinheiro o suficiente para que os cavalos recebam ótimo cuidado.
Enquanto Bloomberg reconhece que por essa razão esses cavalos podem evitar o abatimento, eles vão estar simplesmente retirando de outros cavalos sua vaga em um lar cuidadoso, enviando-os, no lugar disso, para o abatedouro.
Além disso, a indústria de carruagens afirma preventivamente que eles não vão cooperar com grupos que estão ativamente lutando contra a exploração de cavalos ou colaborar com santuários estabelecidos por grupos como NYCLASS. Uma das cocheiras, Christina Hansen, pensa que o movimento inteiro é fora de proporção e que cavalos explorados em veículos de tração recebem os devidos cuidados, já Bloomberg acredita que carruagens são parte da tradição da cidade e ajudam na atração de turistas. Entretanto, para ativistas dos direitos animais, tradição não pode ser uma justificativa para a manutenção da exploração animal.
A própria filha de Bloomberg problematiza a posição de seu pai. Georgina Bloomberg tem falado abertamente sobre suas preocupações acerca dos cavalos usados nessas carruagens. “Naturalmente, no meu caso, meu coração está sempre com os cavalos e eu sempre desejo que eles sejam mantidos nas melhores condições possíveis, e eu não acredito que no momento eles estejam”, ela afirma “Talvez o tempo deles irem tenha chegado”.
Contudo, uma coisa é certa: o representante mais velho da família Bloomberg não vai ter mais a palavra no assunto por muito tempo. Enquanto o problema das carruagens foi ferozmente debatido durante a campanha distrital, nesse momento, ambos os candidatos com melhor colocação, Bill de Blasio e Joe Lhota, concordam que é hora de banir as carruagens em Nova York.
Com o próximo prefeito em oposição à indústria, parece cada vez mais certo que carruagens que se utilizam de cavalos será uma coisa do passado na cidade mais povoada dos Estados Unidos. O que é menos claro, contudo, é o futuro desses cavalos.
Nota da Redação: Conforme resultados publicados hoje (06), Bill de Blasio foi eleito prefeito da cidade de Nova York.