EnglishEspañolPortuguês

PARCERIA

Yılmaz e Yaren: a história de amizade de 14 anos entre um homem turco e uma cegonha

De acordo com Yılmaz, Yaren é como uma filha e sempre que ela aparece, ele entrega peixes para ela se alimentar e levar para seus filhotes

30 de abril de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Na província de Bursa, no noroeste da Turquia, existe uma pequena aldeia às margens do lago Ulubat, onde, há 14 anos, um pescador chamado Adem Yılmaz e uma cegonha chamada “Yaren” protagonizam uma comovente história de amizade. A cena se repete a cada primavera, quando a ave pousa no pequeno barco de pesca de seu velho amigo.

Durante 13 anos, a cegonha Yaren retornou todas as primaveras à aldeia de Eskikaraağaç, acomodando-se em seu ninho e pousando no barco de Yılmaz quando o pescador saía para o lago. Outra cegonha, chamada “Nazlı”, chegou no último 15 de março, mas não havia sinal de Yaren.

Tanto Yılmaz quanto muitos moradores temiam que, neste ano, a cegonha não aparecesse. Finalmente, ela chegou dois dias depois, dissipando a saudade que havia desde sua partida no outono. Uma história que ganhou destaque na mídia turca.

“Eu me agarrei à esperança de que Yaren viria, mas fiquei cada vez mais ansioso, pois ela estava chegando mais tarde do que nos anos anteriores. Quando finalmente a vi, fui tomado por uma felicidade imensa”, contou o homem de 69 anos à imprensa turca. “Yaren é como uma filha para mim. Todas as manhãs, eu lhe dou peixe, e depois ela volta ao ninho para cuidar de seus filhotes. Se sente fome novamente, sempre retorna ao meu barco”, afirma Yılmaz.

A terna história de amizade entre o pescador e a cegonha, que há 14 anos retorna à mesma aldeia a cada primavera para que ambos desfrutem da companhia um do outro, ultrapassou as fronteiras da Turquia. Inspirou até um documentário, vencedor do prêmio de “Melhor Documentário” no Festival de Cinema de Praga em 2019.

Yılmaz e Yaren também têm uma estátua na praça principal da aldeia, imortalizando seu vínculo, e é possível acompanhar o ninho de Yaren 24 horas por dia ao vivo, graças a uma webcam instalada no local.

    Você viu?

    Ir para o topo