O yakimeshi é tipo um mexidão, que é aquele arroz temperado com tudo o que tem na geladeira e que no final fica bem gostoso. Esta versão vegana leva legumes e cogumelos, fica deliciosa e não precisa de mais nada para acompanhar.
Ingredientes
1 e 1/2 xícaras (de chá) de arroz gohan
2 e 1/2 xícaras (de chá) de água
2 colheres (de sopa) de vinagre de arroz (ou branco)
1 e 1/2 colheres (de chá) de açúcar
1/4 de colher (de chá) de sal
2 colheres (de chá) de gengibre ralado
1 xícara (de chá) de vagem picada
1/2 xícara (de chá) de pimentão picado
200g de cogumelos picados (usei 100g de shiitake e 100g de shimeji)
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
2 colheres (de sopa) de shoyu
1/2 xícara (de chá) de cebolinha picada
2 colheres (de sopa) de óleo de gergelim torrado (ou mais, se você preferir)
Modo de preparo
Cozinhe o arroz gohan em 2 e 1/2 xícaras de água em fogo baixo, até ele ficar no ponto (cozido, mas não mole). Se precisar, coloque mais água, só tome cuidado para que não fique muito mole. Desligue o fogo assim que o arroz estiver cozido.
Enquanto isso, coloque em uma panela pequena o vinagre de arroz, o açúcar, o sal e misture. Deixe ferver e desligue. Assim que o arroz estiver cozido, coloque esta mistura do vinagre sobre ele e misture bem.
Em uma panela grande e em fogo baixo, coloque um fio de óleo e refogue rapidamente o gengibre ralado, adicione a vagem picada, o pimentão picado e refogue por 2 minutos. Acrescente os cogumelos picados, tempere com sal a gosto e refogue por cinco minutos. Adicione a cenoura ralada, o shoyu, refogue por mais 1 minuto ou até os ingredientes estarem cozidos.
Desligue, adicione a cebolinha picada, o óleo de gergelim torrado e misture. Acrescente o arroz cozido e corrija o sal, se necessário. Se quiser, salpique mais salsinha e gergelim pra servir. Está pronto!
Fonte: Presunto Vegetariano