Após acordo entre lideranças, a deputada Benedita da Silva (PT-SP), que preside a sessão do Plenário, retirou de pauta de ofício o pedido de urgência para a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar maus-tratos cometidos contra animais. A medida está prevista no Projeto de Resolução (PRC 204/13), do deputado Ricardo Izar (PSD-SP).
A professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) justificou que o partido não é contra a proposta, mas precisa de mais tempo para avaliar as abordagens e enfoques dados pela CPI. “Vários deputados do DEM inclusive assinaram a proposta”, disse.
PT e PMDB também defenderam a retirada de pauta. “Temos outras CPIs também aguardando a aprovação nesta Casa e, caso aprovássemos a urgência dessa CPI, ela passaria na frente de todas as outras”, disse o deputado Colbert Martins (PMDB-BA).
Fonte: Câmara dos Deputados
Nota da Redação: É uma vergonha que a questão dos maus-tratos cometidos contra animais seja negligenciada e ignorada por políticos. A segurança dos animais precisa estar em primeiro plano e as investigações de crimes bárbaros são o primeiro passo para que leis mais severas sejam aplicadas. Enquanto a vida não for uma prioridade, continuaremos a ver animais, humanos e não humanos, sofrerem as consequências.