Cerca de 4,7 mil tartarugas foram resgatadas em meio a uma onda de frio extremo que atingiu o sul do Texas, nos Estados Unidos. Prestes a morrer congeladas, as tartarugas foram salvas por voluntários que se comoveram com a situação e as levaram para um centro de convenções.
Após o resgate, os animais foram colocados em banheiras dentro de ambientes fechados, onde permanecerão até que a temperatura do mar esteja adequada para a soltura.
De acordo com o diretor-executivo do centro de pesquisas Sea Turtle Inc, Wendy Knight, este “é um acontecimento sem precedente”. Em invernos comuns, apenas cerca de 100 a 500 tartarugas aparecem nas praias.
Os animais foram encontrados paralisados em praias do estado. Por terem sangue frio, as tartarugas não conseguem se movimentar quando a temperatura cai bastante. Elas foram transportadas em carrinhos.
Por conta da interrupção no fornecimento, milhões de casas ficaram sem água e energia – e, consequentemente, sem aquecimento residencial – no Texas, o que condenou as famílias, incluindo os animais domésticos, a uma situação alarmante.