Mais de 300 animais foram resgatados ao longo da semana que se seguiu após as fortes chuvas que deixaram muitos bairros da cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, sob escombros.
Os deslizamentos e enxurradas causados pela tempestade de terça-feira passada (15) deixaram muitas famílias desalojadas e animais perdidos.
Os que foram resgatados aguardam por acolhimento e reencontro com as famílias. Voluntários têm levado os animais que foram resgatados para abrigos temporários e convoca veterinários voluntários para ajudar os feridos. A ideia é que, em breve, uma campanha de adoção seja organizada para os desabrigados.
De acordo com o UOL, até o momento, 84 lares temporários foram cadastrados para receberem os animais resgatados dos escombros. Aqueles que tiverem interesse em fornecer acolhimento, devem enviar comprovante de residência e dados como CPF, nome completo e telefone para o número (24) 99204-0647.
Os veterinários que desejarem se voluntariar para auxílio aos animais feridos devem entrar em contato com o mesmo número, informando os dados anteriores e o registro CRMV.
A Defesa Civil também recebe doações de ração no centro da cidade e realiza a distribuição dela para aqueles que não têm condições de prover para os animais.
Um dos animais resgatados por voluntários após as chuvas na região foi Ziron, de 5 anos, que reencontrou o tutor, o publicitário Carlos Menezes, de 27 anos. Ele conta que conseguiu reencontrar os dois animais domésticos da família após a casa na qual morava com mãe, avó e irmão ser derrubada por uma enxurrada no Morro da Oficina.
O outro cachorro que faz parte da família, Pitoco, também foi avistado por voluntários, mas resistiu às tentativas de resgate e só deixou o local do desmoronamento nos braços do publicitário. Carlos continua a procurar pelo irmão e pela avó, que desapareceram após o desmoronamento.