EnglishEspañolPortuguês

ESPERANÇA

Voluntários resgatam mais de 1.500 animais dos escombros do terremoto na Turquia

3 de março de 2023
Traduzido por: Matheus e Anna Luiza, Letícia | Revisado por: Aline Scarmen Uchida
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A maioria dos animais resgatados e que receberam assistência médica “sofreram cortes, hematomas, feridas infectadas, olhos infectados, desidratação, fome e choque”, diz a instituição de proteção animal.

Mais de 1.500 animais domésticos foram resgatados até agora desde que os terremotos atingiram o sul da Turquia, apontou uma organização sem fins lucrativos.

“Mais de três semanas após o terremoto mortal na Turquia, a equipe de resgate de animais da Humane Society International (Sociedade Humanitária Internacional, em português) ainda está encontrando cães e gatos vivos em apartamentos abandonados, prédios danificados ou vagando pelas ruas”, disse a Humane Society International (HSI) em um comunicado.

“A organização de proteção aos animais estima que mais de 1.500 animais – entre cães, gatos, coelhos, peixes-dourados, um galo, periquitos, répteis e muito mais – foram trazidos para receberem cuidados médicos em três principais clínicas veterinárias construídas por veterinários locais e grupos da cidade de Antakya, onde o grupo Humane Society International (HSI) está trabalhando”, o depoimento incluiu.

A organização estima que dezenas de milhares de animais do outro lado do país não resistiram.

Animais traumatizados

HSI disse também que a maioria dos animais resgatados e que receberam os cuidados veterinários “sofreram cortes, contusões, tinham feridas e olhos infeccionados, estavam desidratados, em choque e morrendo de fome”.

“Inacreditavelmente, apesar da maioria desses animais terem pouco acesso ou nenhum à comida ou água, eles sobreviveram, por mais difícil que pareça”, HSI acrescentou.

“Os animais que encontrávamos ainda vivos estavam geralmente em apartamentos destroçados e abandonados, nos quais eles ficaram sozinhos durante todo o desastre. Eu posso apenas imaginar o quão assustador isso deve ter sido para eles, suportar quatro terremotos nas últimas semanas e também experienciar o zumbido ensurdecedor dos helicópteros acima deles”, disse Kelly Donithan, gestora de desastres envolvendo animais.

“Quando penso no quão nervosos meus animais ficam em casa quando há barulhos estrondosos como fogos de artifício, é de partir o coração pensar em quão traumatizados eles devem ficar. Agora, eles estão recebendo todo amor e cuidado que precisam para melhorarem, mas todos os dias estamos encontrando mais e mais animais no meio dos escombros e destroços”, ela acrescentou.

    Você viu?

    Ir para o topo