EnglishEspañolPortuguês

EMERGÊNCIA

Voluntários resgatam animais presos em pet shop inundada no Centro de Porto Alegre (RS)

17 de maio de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um grupo de voluntários da Feira Vegana de Porto Alegre, em conjunto com a ONG Princípio Animal, resgatou 61 animais de dentro da pet shop Bicharada, na Avenida Júlio de Castilhos, que está inundada. A ação ocorreu na quarta-feira (15).

Conforme Fernando Schell Pereira, 43 anos, diretor-geral da ONG Princípio Animal, o local estava fechado e os voluntários precisaram entrar pelo telhado. Fernando explica que eles receberam denúncias de que havia animais mortos e outros que precisavam de resgate no local. Foram 37 aves e 24 roedores resgatados.

De acordo com a ONG Princípio Animal, os voluntários tentaram contato com os responsáveis pela loja e também reportaram a situação para a polícia e bombeiros, mas não tiveram retorno e optaram por entrar no estabelecimento para realizar o resgate. As imagens mostram animais mortos e gaiolas flutuando dentro da loja.

“Como a gente não conseguiu contato algum e os responsáveis [pela pet shop] não compareceram, nós subimos no telhado e conseguimos desparafusar e olhar para dentro da loja. E quando vimos que tinham peixes mortos boiando, decidimos entrar. A profundidade era de mais de 1m60cm de água”, relata Fernando.

Enquanto estavam realizando o resgate, dois policiais da Brigada Militar, que faziam ronda de barco pela região, pararam para auxiliar na retirada dos animais.

Conforme explica Fernando, na pet shop há um mezanino onde a água não chegou e algumas gaiolas com roedores e aquários com peixes estavam nessa parte. Ao subir no local, os voluntários chegaram a encontrar um animal, que parecia ser um coelho, em estado avançado de decomposição. Os aquários estavam sem manutenção, com água suja, já que não há energia elétrica para manter os equipamentos de oxigenação e limpeza funcionando.

“A porta dessa loja estava intacta, alguém fechou antes. No Centro, (antes da água subir) as pessoas tiveram tempo de sobra para retirar aqueles animais”, disse Fernando.

O diretor da ONG afirma que irão mover uma ação civil contra a pet shop Bicharada e registraram o boletim de ocorrência.

“Entramos com uma ação judicial para ter a tutela desses animais e depois encaminharemos para pessoas com condições para ser lar temporário, mas sob responsabilidade da ONG”, disse Fernando Pereira.

De barco, os animais foram levados para passar por exames em uma clínica veterinária parceira dos projetos, a Pet Fauna. Durante o resgate, os voluntários não conseguiram remover os peixes que estavam em aquários, mas voltaram no dia seguinte, nesta quinta-feira (16) para buscar os animais.

Ao chegar no local, encontraram a porta, que haviam deixado aberta no dia anterior, novamente trancada. Uma placa informava que não havia mais nenhum animal com vida no interior da loja.

No telhado da pet shop, estavam dois homens que, segundo Fernando, se identificaram como funcionário e dono da loja. Segundo o relato do voluntário, a equipe de resgate chegou a conversar com eles e se ofereceram para ficar com os peixes se estivessem na loja, mas foram informados de que os animais não estavam mais no local.

Fonte: GZH

    Você viu?

    Ir para o topo