A solidariedade que ajuda os desabrigados após o temporal de quarta-feira (23) em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, auxilia também aos animais que ficaram desamparados. Cachorros são retirados das ruas pelo Exército e por voluntários e levados à Escola de Ensino Fundamental Ezequiel Nunes Filho, no bairro São Sebastião. Funcionários da entidade ajudam a cuidar dos cães.
Moradores da cidade reclamaram durante a cheia do último mês que os animais não tinham onde ficar. Muitos deles acabaram dividindo espaço com os desalojados, tornando os locais improvisados insalubres. Cerca de 20 animais já haviam sido abrigados até a manhã desta sexta-feira (25).
“Foi um pedido da comunidade. Damos comida e um espaço para eles aqui. Alguns não concordam. Um vizinho me agrediu verbalmente reclamando do barulho, mas estes animais são das crianças que estudam aqui também”, explicou a diretora da escola, Claudia Alves.
Na Igreja São Sebastião, as famílias fazem fila para realizar cadastro e retirar cestas básicas. Muitos perderam os pertences pela segunda vez neste ano. Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 1.075 pessoas seguem fora de suas casa. São 200 desabrigados (em abrigos do município) e 800 desalojados (em casas de parentes ou amigos) em Esteio. Já em Cachoeirinha 40 pessoas seguem desalojadas. Em Triunfo, há 35 desabrigados.
Quem não tem para onde ir está em abrigos públicos nos municípios. Em Esteio, as doações podem ser encaminhadas diretamente ao Ginásio Municipal Edgar Piccione, na Rua 24 de Agosto, número 3079, na esquina com Taquara. Eles precisam de alimentos não perecíveis, colchões, cobertores, material de higiene e limpeza.
Doações para os três municípios podem ser encaminhadas à Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado. O endereço é Borges de Medeiros, 1501, e o telefone é 3288-6781.
Fonte: G1