Um abrigo de animais no Kentucky tem feito sua parte para ajudar na recuperação após os tornados que atingiram o estado americano no mês passado. O abrigo Hopkins County Animal está reunindo os animais que se perderam de seus tutores durante a tempestade. De acordo com o The Messenger, o abrigo acolheu cerca de 90 cães e 120 gatos da comunidade de Dawson Springs desde o dia 11 do mês de Dezembro.
Em entrevista ao jornal, o diretor executivo do abrigo, Dustin Potenzas, disse que restavam ainda 36 cães e 50 gatos a serem resgatados. Todos os animais encontrados vão ser mantidos por 35 dias antes de serem colocados para adoção, o abrigo também pode assinar um contrato para abrigar os animais por mais 15 dias, no caso dos tutores que perderam as casas.
Segundo Potenza, os tutores precisam estar sempre em contato com o abrigo e renovar o contrato de 15 dias, assim o abrigo vai manter os animais pelo tempo que for preciso. Dea acordo com o Associated Press, o local ainda está recebendo animais mesmo mais de duas semanas após o desastre, sendo a maioria gatos. O diretor diz que é difícil saber se são animais que têm dono ou não. Apenas dois tinham chips de identificação, o que permitiu localizar e reunir os tutores de forma imediata.
Os voluntários do abrigo estão mostrando fotos e conversando com os moradores das áreas onde os outros animais foram encontrados, para tentar localizar os guardiões. O tutor precisa apresentar fotos ou um registro veterinário para recuperar seu animal. Potenza acrescenta que em um momento como esse, quando pessoas perderam tudo, é necessário se certificar de que estão entregando os animais aos verdadeiros tutores. É o único modo justo de fazer isso.