EnglishEspañolPortuguês

Voluntários fazem contagem de 25.863 aves nas áreas rurais portuguesas

16 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

No Natal e no Ano Novo passados 42 observadores de aves voluntários demonstram a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação das aves e da biodiversidade. Percorreram 658 km de caminhos e estradas rurais e registaram 25.863 aves, pertencentes a 70 espécies. Estes números reforçam a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação da biodiversidade na Europa.

O programa Contagens de Aves no Natal e no Ano Novo (CANAN) da SPEA pretende aproveitar as horas de campo de muitos observadores de aves naquela altura festiva para recolher dados de forma contínua e estandardizada sobre as populações das aves invernantes nos ecossistemas agrícolas de Portugal Continental. A metodologia é simples, as pessoas só têm de realizar um percurso predeterminado, a pé, de bicicleta ou de automóvel, e registar todas as aves de médio e grande porte que observam.

Na sexta edição das CANAN de 2008/2009, participaram 42 observadores voluntários. Estes cidadãos realizaram 43 percursos de contagem em Portugal Continental. Foi percorrida uma distância total de 658 km e registado um admirável número total de 25.863 aves, pertencentes a 70 espécies diferentes. A abundância de aves nos habitats agrícolas amostrados foi em média de 393 aves por cada dez quilômetros. A maior parte das aves foi registada no Alentejo (13.504 aves), em Lisboa e Vale do Tejo (7.913 aves) e no Algarve (2.777 aves). A espécie mais comum foi o abibe, com 8.477 registos. Em segundo lugar, foi a tarambola-dourada, com 3.886 registos, seguida do pombo-torcaz, com 3.498 registos.

O elevado número de aves e espécies registrado reforça a importância das áreas rurais portuguesas para a conservação das aves e da biodiversidade na União Europeia. Como refere Domingos Leitão (coordenador do Programa Terrestre), “o serviço público prestado pelos agricultores portugueses na conservação da biodiversidade deve ser considerado e devidamente apoiado por mais medidas agroambientais específicas para a Rede Natura 2000.” Infelizmente, a maioria dos agricultores dentro destas áreas classificadas continua ainda à espera de apoios prometidos pelo Ministro da Agricultura para práticas agrícolas “amigas” da natureza no âmbito do ProDeR.

A SPEA vai realizar novamente a campanha de contagens CANAN. O período de censo começou ontem e irá se prolongaraté 31 de janeiro de 2010. A SPEA pede aos observadores de aves que se ofereçam como voluntários para realizar contagens. Para isso, devem solicitar instruções de contagem e a ficha de registo na SPEA (Projeto CANAN: e-mail: [email protected], Fax: 213220439).

Fonte: Pela Natureza

Você viu?

Ir para o topo