EnglishEspañolPortuguês

Voluntários esperam há 10 anos por canil para animais em Pradópolis (SP)

2 de abril de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Dona de casa cuida de 20 cães encontrados nas ruas de Pradópolis, SP (Foto: Reprodução/ EPTV)
Dona de casa cuida de 20 cães encontrados nas
ruas de Pradópolis, SP (Foto: Reprodução/ EPTV)

Moradores de Pradópolis (SP) montaram uma Organização Não Governamental (ONG) para cuidar de animais abandonados na cidade. A formalização da entidade Patas e Garras deve ocorrer até o final do mês e vai facilitar a criação de um canil municipal, aguardado por voluntários há mais de 10 anos. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o prefeito Aldair Cândido de Souza (PMDB) aguarda o estatuto de formação da ONG para enviar um projeto de lei sugerindo o canil na cidade.

Enquanto o projeto não sai do papel, moradores se unem para abrigar nas próprias casas cães e gatos deixados pelas ruas. A dona de casa Maria Lúcia Pereira acolhe 20 cachorros, todos debilitados e doentes. “Todos que aparecem em frente de casa eu acolho, mas não posso pegar todos porque não tenho condição de manter tantos”, comentou. “No fundo da minha casa até daria para fazer um puxado, mas preciso de verba e sem isso não tem condições, e o canil municipal seria ideal”, disse.

Em outra casa ficam os gatos recolhidos por Maria Aparecida Felício, que conta com pouca ajuda para poder cuidar dos animais. “Eu mesmo compro as rações porque é difícil quem me ajude”, disse. “Também é difícil quem queira adotar e não dou pra qualquer um, não, porque se for pra pegar e judiar não adianta”, afirmou.

Dívidas

Os voluntários também tentam arrecadar fundos para ajudar essas cuidadoras e mantém até um carnê para colaboração mensal, mas acumulam dívidas de R$ 2 mil. “A gente não tem apoio, não tem recurso, faz tudo voluntariamente, organizando bingo, rifa, vendendo pizza e mesmo assim temos dívidas”, explicou a vendedora Sônia Maria Machado da Silva, que espera há 10 anos pelo canil em Pradópolis. “Enquanto isso não ocorre a gente alimenta e cuida deles, com chuva, sol ou frio, com fome eles não ficam”.

ONG

Segundo Sônia, a formalização da ONG foi uma recomendação do prefeito da cidade. “Ele disse que precisaria da formação da ONG para poder fazer o canil e esperamos que ele construa o canil depois que entregarmos os documentos”, explicou. “Faz 10 anos que espero um canil, a questão é acreditar e confiar”.

Cuidadora de gatos aguarda criação de canil em Pradópolis, SP (Foto: Reprodução/ EPTV)
Cuidadora de gatos aguarda criação de canil em Pradópolis, SP (Foto: Reprodução/ EPTV)

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pradópolis informou que o município mantém contato com os envolvidos na criação da ONG, inclusive intermediando, com o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), a cessão de um lote no Horto Guarani, bem próximo à cidade, para a instalação do canil. A Prefeitura aguarda apenas a entrega do estatuto, por parte da ONG, para que possa enviar o Projeto de Lei para apreciação pela Câmara Municipal.

Além disso, o prefeito Aldair Cândido de Souza diz que a Prefeitura vai disponibilizar um veterinário por concurso para atender ao município. A previsão é de que o profissional seja contratado em junho, após realização de concurso.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo