Dois cachorros, um da raça pitbull e o outro vira-lata, teriam sido abandonados presos em correntes há mais de uma semana em uma casa na Rua Lavras, no Jardim Alvorada, em Santo André (SP).
Vizinhos contam que a família responsável pelos animais se mudou da residência, que era alugada, na madrugada do dia 3, e não deixou nenhum contato telefônico ou o novo endereço. Os moradores dizem não saber mais o que fazer para contornar a situação.
Não há pistas de quem seja o proprietário do imóvel nem indícios de que a casa seja administrada por imobiliária.
Os cães, amarrados no fundo da casa desabitada, só conseguem alimento graças a uma vizinha que tem comprado ração e, de sua residência, jogado a comida aos bichos.
Os moradores dizem ter pedido ajuda de diversos órgãos, inclusive do Centro de Zoonoses da Prefeitura, para livrar os cachorros, mas não receberam nenhum atendimento.
A Prefeitura de Santo André foi procurada para esclarecer quais providências irá tomar, mas até o fechamento desta edição não respondeu se enviará ou enviou funcionários para verificar o que pode ser feito nesse caso.
Abandono e maus-tratos a animais é crime e denúncias podem ser feitas diretamente em qualquer delegacia.
PITBULL – Pitbulls figuram entre as raças mais renunciadas. O estigma de agressivo que os segue fez crescer a quantidade desses animais resgatados pelos centros de zoonoses da região nos últimos anos. Em 2007, um surto de abandono – que incluía a entrega voluntária pelo dono – fez com que Santo André obtivesse judicialmente permissão para que cães da raça sem possibilidade de ressocialização fosses sacrificados, o que é proibido por lei.
Fonte: Diário do Grande ABC