Duas tartarugas-marinhas foram encontradas mortas nesse fim de semana no litoral pernambucano. Ambas eram fêmeas, da espécie verde (Chelonia mydas), e foram localizadas nas praias de Enseadinha, no bairro do Janga, e Marinha Farinha, no município de Paulista, no Grande Recife.
Segundo a secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Paulista, os dois animais apresentavam características de lesões por rede de pesca e morreram por afogamento.
A primeira tartaruga foi encontrada morta na praia de Enseadinha, no sábado (28). Um morador do bairro entrou em contato com a Sema, logo após avistar o animal, que foi recolhido na manhã desse domingo (29) e enterrado em local isolado, seguindo as orientações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Já o segundo animal foi achado na madrugada desse domingo (29), perto do condomínio Caravelas, em Maria Farinha. No caso desta tartaruga, avistada por moradores do local, os técnicos acreditam que tenha sido trazida por correntes marítimas.
“As tartarugas-marinhas estão no período reprodutivo e procuram áreas onde já desovaram como referência”, diz nota da prefeitura de Paulista.
A gestão municipal destaca que neste período as fêmeas ficam mais vulneráveis, aproximando-se da costa, e mais suscetíveis a situações provocadas pela ação humana, como atropelamento por embarcações em alta velocidade, ou ficarem presas em redes de pesca de arrasto.
Até chegarem às praias e conseguirem desovar nos ninhos, as tartarugas também podem ser atacadas por outros animais marinhos ou na praia, após desovarem, diz a nota da prefeitura.
A prefeitura de Paulista pede para que a população, sempre que notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate, e ao presenciar alguma tartaruga-marinha desovando no litoral do município, entrar em contato, através do telefone (WhatsApp) (81) 9 9836-9947, ou pelo 153 – atendimento da Guarda Municipal de Paulista. Também é possível avisar à gestão municipal pelo site.
Fonte: G1