O preá resgatado de um incêndio florestal em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, com queimaduras nos olhos, patas e focinho acabou perdendo a visão. O animal está em estado grave, mas estável, conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
O incêndio aconteceu no setor Interlagos, na manhã dessa segunda-feira (9), e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros com apoio dos brigadistas. A área incendiada fica próximo a algumas casas, mas não atingiu construções.
O brigadista Ismael Ferreira Santos, que atuou no resgate ao pequeno roedor da família dos cavídeos, gravou um vídeo mostrando o animal silvestre após os primeiros socorros. O preá perdeu a pelagem das patas e do focinho.
“Olha aí, o que vocês estão fazendo com a natureza. Coitadinha, queimou os olhos. Parece que ficou cega”, lamenta o brigadista.
Segundo o Naturatins, o preá chegou ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e recebeu atendimento imediato da equipe especializada. Após a limpeza dos ferimentos e administração de medicamentos, ele segue sendo monitorado.
O preá está sendo alimentado via oral pela equipe. Após as queimaduras e inalação de fumaça, o pequeno roedor recebeu soro subcutâneo para auxiliar na hidratação e recuperação.
De acordo com os bombeiros, no local do incêndio havia muito lixo e folhas secas, mas o relatório da ocorrência não aponta indícios de crime. Na mesma ação foi feito o resgate de uma cutia com as patas queimadas.
Fugiu das chamas
O preá foi resgatado pelo vendedor Jacks Santos Silva após ser visto fugindo do fogo. O vídeo do animal bebendo água em um copo plástico viralizou após ser publicado nas redes sociais.
“Vimos o fogo e saímos na porta da loja para olhar. Eu o vi correndo, saindo do meio do fogo para o asfalto em busca de refúgio. Coloquei em outra área mais tranquila e busquei água para ele. Estava com os olhos queimados, o focinho e as patas”, relatou.
A imagem do animalzinho tomando água com o focinho queimado comoveu os internautas. “Que tristeza meu Deus, os animais pagam pelos erros dos humanos”, comentou uma mulher. “Dói o coração só de ver isso”, diz outro comentário.
Fonte: G1