Uma onça-pintada, espécie ameaçada de extinção, foi encontrada morta às margens da BR-364, em trecho próximo ao município de Itapuã do Oeste, a 115 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia. Marcas de tiro e um pedaço de pele arrancada no corpo do animal indicam a ação de caçadores, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA).
“A onça estava com um pedaço da pele arrancado. Isso pode indicar a ação de caçadores que tiram um pedaço da pelagem para comprovar o abate”, explicou o policial Jeferson da Silva, que auxiliou no transporte do corpo do animal.
De acordo com a PMA, a onça-pintada foi encontrada por motoristas que vinham do sul do estado. Eles colocaram o animal silvestre no porta-malas do veículo e o levaram até o Batalhão de Polícia Ambiental de Candeias do Jamari, município próximo.
O policial Jeferson, por sua vez, transportou a onça até a Universidade Federal de Rondônia (Unir). Segundo ele, o animal é um macho adulto e foi morto a tiros. As informações são do portal G1.
A Polícia Ambiental informou ainda que a onça-pintada estava com o corpo quente, o que significa que ela havia sido morta momentos antes de ser encontrada pelos motoristas.
De acordo com Jeferson, esta é a segunda onça encontrada morta na região a beira da estrada em menos de seis meses. No primeiro caso, a vítima também era um macho adulto. Não foram informadas, no entanto, as condições em que o primeiro animal foi encontrado.