EnglishEspañolPortuguês

Vírus da cinomose causa morte de 200 cães em cidade do Amazonas

12 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Mais de 200 cachorros morreram vítimas da cinomose, no município de São Gabriel da Cachoeira, a 805 Km de Manaus, apenas nos últimos meses de 2011. A doença é causada pelo vírus Canine Distemper Vírus (CDV), que ataca o Sistema Nervoso Central do animal. A doença não tem cura, segundo especialistas.
Os primeiros casos da doença, no município de São Gabriel, foram registrados há quase dois meses. O vírus, que transmite a cinomose, sobrevive pelo menos por 30 dias em ambiente quente e úmido.
De acordo com o médico veterinário Claudécio Gomes, o aparecimento de conjuntivite, vômitos , diarréia, além de paralisia nas partes traseiras inferiores do animal, são alguns dos sintomas da doença. “O vírus afeta o Sistema Nervoso Central, causando algumas convulsões ou tiques nervosos. O cachorro tende a ficar acuado e não reconhece o tutor”, explicou.
Os cachorros que contraíram a doença não estavam vacinados ou, em alguns casos, já havia vencido o período do reforço da vacina, que é de responsabilidade do tutor do animal, segundo informou Gomes.
O médico veterinário alerta que a vacinação é a única forma de evitar a doença. “Não há cura, é um vírus infecto contagioso. Na verdade, existe um tratamento paliativo, que pode ajudar nas infecções secundárias, que são bactérias, mas vacinar o animal é a única medida de prevenção”, disse.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo