Quem ama os animais, odeia seus inimigos. Podem vir com explicações racionais do tipo “isso é importante para a ciência” ou “ele precisa de um sustento para a família”. Não adianta. Esse ódio é visceral.
Quais os vilões mais “populares” no reino da defesa dos animais?
1) Quem vive de explorar animais em espetáculos, “tradições culturais”, circos e outras aberrações.
2) Os cientistas que nos chantageiam com a conversa de que animais devem ser supliciados em laboratórios em experimentos cruéis.
3) A cadeia econômica que começa no peão e acaba nos dono de frigoríficos e ate ministros de estado que justificam a vida de horrores por que passam animais de rebanho e granjas. “A gente produz a riqueza do Brasil e alimenta milhões de seres humanos” é a conversa deles.
4) A outra cadeia econômica que passa por estilistas de ego inchado e passa por gente que arranca a pele de animais vivos, se isso der lucro para a indústria de moda.
Qual meu vilão “favorito”? Difícil escolher. Mas eu tenho uma repulsa especial por traficantes da vida selvagem. Esses caras que enfiam passarinhos em tubos de PVC e os embarcam em malas dentro de ônibus. Ou que (como a ANDA noticiou esses dias) embalam uma iguana numa caixa de papelão e a remetem por SEDEX.
E para você, qual o pior vilão?