O vigia de uma escola, em Teresina, tem mudado a realidade de muitos animais vítimas de abandono na capital. O Lar do Nando, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, na Zona Norte, virou o destino de cachorros, gatos e até jumentos descartados por seus tutores nas mais diversas condições. Segundo Fernando Machado, proprietário do local, o final de ano é a época em que os abandonos mais ocorrem.
“A gente que cuida de animais e que está nesta luta diariamente vendo o sofrimento dos animais abandonados, tem percebido agora no final de ano o aumento de animais nas ruas. Isso sufoca o nosso trabalho, que já é voluntário. A gente vê com muita tristeza que as pessoas ainda continuam a tratar animais como objetos”, afirmou o idealizador do projeto em entrevista à TV Cidade Verde.
Quando são resgatados, muitas vezes em condições de saúde degradantes, os animais são levados para o lar onde passam por um tratamento. Quando estão com a saúde reestabelecida são transferidos para outro local, o Recanto do Lar do Nando, onde ficam disponíveis para adoção.
“Recentemente, resgatamos animais que estavam amarrados em um matagal com correntes. Foram deixados lá para morrer. Já ontem resgatamos um animal com o focinho decepado. No abrigo eles são tratados e depois vão para o recanto”, explica.
Fernando Machado mantém o Lar do Nando com doações. Por dia são consumidos 75 kg de ração apenas para cachorros. “Em toda Teresina tem animal abandonado, mas ocorre mais na periferia. Sobrevivemos com a ajuda das pessoas. Sem isso a gente não conseguiria. Eu sou vigia de uma escola e minha esposa é professora”, afirma.
A paixão por animais vem desde criança e segue o exemplo do pai. “Meu pai sempre gostou e teve animal em casa. Fui crescendo com essa paixão pelos animais. São vidas. Eles sentem dor, amor e carinho. Temos que proteger”, finalizou.
Quem quiser fazer doações, a chave Pix do Lar do Nando é: [email protected] Já o contato por telefone pode ser feito pelo número (86) 9 95020743.
Fonte: Cidade Verde