EnglishEspañolPortuguês

CONDENADOS À MORTE

Vídeos mostram mais de 30 corpos de animais retirados da Cobasi no Rio Grande do Sul

23 de maio de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Vídeos feitos após nova vistoria na pet shop Cobasi, em Porto Alegre (RS), nesta quinta-feira (23), mostram 38 corpos de animais retirados da loja pelos agentes. A ação foi realizada pela Polícia Civil, Comando Ambiental da Brigada Militar, Ibama e IGP (Instituto Geral de Perícias).

O que aconteceu

Os computadores da loja foram guardados no mezanino para evitar que a água os atingisse, enquanto os animais foram deixados no subsolo. A informação é da delegada Samieh Saleh.

O mezanino não foi atingido pela enchente. “Identificamos que os computadores, CPUs que estavam nos caixas no subsolo foram retirados e colocados no mezanino. Eles tiveram esse cuidado em retirar os eletrônicos, mas os animais ficaram embaixo”, disse Samieh.

O número de corpos na loja pode ser maior. “Estava uma escuridão, fizemos uma busca em uma loja inteira com ajuda de lanternas, cheio de objetos no chão. Bem possivelmente que tenha bem mais”, afirmou a delegada.

Uma lista dos animais que estavam na unidade foi solicitada à Cobasi. Os corpos encontrados nesta quinta serão analisados pelo IGP.

A gerente da loja já foi ouvida pela Polícia Civil, assim como representantes do Shopping Praia de Belas, onde fica a loja. Novos depoimentos devem acontecer nos próximos dias.

Vídeo mostra mezanino da Cobasi sem água

Um vídeo divulgado pelo Ibama mostra a primeira vistoria feita pelo órgão na Cobasi de Porto Alegre, no último domingo (19). A Polícia Civil, Brigada Militar, bombeiros e a ONG Princípio Animal também participaram da visita no local onde animais morreram afogados após as enchentes que atingem a cidade.

Um trecho da imagem mostra os agentes entrando no mezanino da unidade. O local não foi atingido pela água.

No vídeo é possível ver os representantes dos órgãos caminhando por um corredor, onde camas para animais, rações e outros produtos estão preservados.

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as circunstâncias que levaram à morte dos animais deixados na Cobasi. A pet shop confirmou, na sexta-feira (17), que os animais morreram afogados.

Suspeitos podem responder por crime de maus tratos e ser condenados de 3 meses a 1 ano de prisão. Se houvesse cachorros ou gatos, explica a delegada, a pena podia chegar a 5 anos.

O Shopping Praia de Belas disse que comunicou a Cobasi em relação ao risco de “alagamento severo” da loja. O shopping ainda afirma que ofereceu toda assistência necessária para acesso ao local.

Fonte: UOL

    Você viu?

    Ir para o topo