Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um cavalo sendo carregado em uma moto na Avenida Abílio Augusto Távora, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Nas imagens, o animal aparece desconfortável com o transporte e dando coices para tentar se soltar. Duas pessoas estão com o animal na moto.
A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que agentes não chegaram a flagrar a situação nem receberam denúncias sobre o transporte ilegal do animal.
“Agentes da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana fazem diariamente o monitoramento das principais vias da cidade. No entanto, tal situação não foi flagrada pelas equipes. Também não houve qualquer acionamento para nenhuma ocorrência envolvendo o transporte irregular de cavalo neste fim de semana. A identificação do condutor é de responsabilidade da Polícia”, disse a Prefeitura.
Cavalo dentro de carro
Um outro vídeo obtido pela TV Globo também flagrou um cavalo sendo transportado dentro de um carro. Nas imagens, o animal está deitado no banco de trás e aparece com a cabeça para fora do veículo.
O registro foi feito na Rodovia Presidente Dutra, altura de Belford Roxo (RJ). Ao Terra, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não foi acionada para esse caso.
Fonte: Terra
Nota da Redação: mais uma vez, a exploração de animais expõe sua face cruel e irresponsável. O caso de um cavalo transportado em uma motocicleta em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, escancara a falta de empatia e atenção com o bem-estar desses animais. Submeter um cavalo a condições tão precárias de transporte não é apenas perigoso, mas também uma violação flagrante de seus direitos básicos à segurança
Cavalos são seres sencientes, capazes de sentir medo, dor e estresse. O transporte irregular não só coloca a vida do animal em risco, como também demonstra a normalização do uso abusivo de animais para atender interesses humanos. Este episódio é mais um reflexo da necessidade urgente de promovermos legislações mais rigorosas e de conscientizarmos a sociedade sobre a exploração animal, em todas as suas formas.
O fim da exploração de cavalos e de outros animais só será possível com a adoção de práticas éticas que respeitem sua existência como seres que ganham viver livres de sofrimento.