Estatísticas sobre a poluição plástica e o impacto a longo prazo deste material são tão grandes que é difícil até mesmo compreender o quão ruim é o problema.
Mas uma imagem vale mais que mil palavras, e este vídeo de um rio haitiano, que possui mais lixo que água, diz tudo sobre essa triste e perigosa realidade.
O vídeo, compartilhado pela instituição de caridade Red Climática Mundial, de Buenos Aires, e gravado por Hervé Saintilus, mostra o inacreditável estado de um rio na comunidade costeira de Léogâne.
O lixo plástico é um grande problema no Haiti, e encontra-se espalhado por todas as ruas e cursos de água, já que os resíduos são descartados de forma indevida.
Embora o governo tenha proibido a importação de polietileno e poliestireno em 2012 para aliviar o problema, a lei não foi devidamente aplicada e a questão ainda precisa ser resolvida.
As imagens assustadoras destacam o problema urgente dos resíduos plásticos e o que acontece em escala global.
Os inúmeros itens flutuando no rio ilustram a verdadeira segunda vida dos plásticos que usamos diariamente. Grande parte do lixo não biodegradável que usamos hoje está poluindo o meio ambiente, ameaçando a vida selvagem e até mesmo retornando a nós de diferentes maneiras.
Mais de 8,8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano, e estima-se que cerca de 85 por cento do plástico que jogamos fora não é reciclado.