Depois de assistir a um vídeo no TikTok que afirmava que vacas adoram jazz, uma estudante decidiu testar a teoria durante uma visita à França.
Jade, conhecida no TikTok como @jade_rd_, viajou recentemente para passar uma semana com o pai no interior da França. Perto da casa deles, há campos com um rebanho de vacas. Ao ver os animais, ela lembrou-se do vídeo que dizia que eles amavam música jazz.
“Como o campo aqui é muito tranquilo, pensei em levar uma caixinha de som e tocar jazz para as vacas, para ver se era verdade”, Jade contou ao Newsweek via TikTok.
Ela convidou o pai para participar do experimento. Eles foram até o campo, tocaram jazz em uma caixinha de som e esperaram. Jade filmou a reação das vacas e postou o vídeo em sua conta no dia 29 de março.
No início, as vacas apenas observavam Jade e seu pai de longe, mas, conforme o jazz continuava, o ritmo acabou atraindo-as. Aos poucos, os animais pastando se aproximaram com curiosidade. Uma vaca em particular mostrou interesse e liderou o grupo em direção à música.
Antes que percebessem, todas as vacas se alinharam junto à cerca para aproveitar a música juntas.
@jade_rd_ jazz is a universal cow language lol #cows #jazz #countryside #fyp ♬ original sound – ੈ✩‧₊˚𝐽𝑎𝑑𝑒⋆.ೃ࿔*:・
Jade e seu pai decidiram repetir o experimento, mas em outro campo, desta vez com ovelhas. Eles imaginaram que o jazz poderia ser uma linguagem universal, mas a ideia foi rapidamente descartada. “Tentamos o mesmo, mas elas não gostaram muito”, disse Jade.
Embora as ovelhas não tenham apreciado o jazz, um estudo de 2021 descobriu que a música tem um efeito profundo em bois e vacas, aumentando o relaxamento e ajudando a aliviar o estresse, conforme relatado anteriormente pelo Newsweek.
Tocar música também pode melhorar o desempenho produtivo. Dependendo do gênero, volume e ritmo, pode ajudar a reduzir os efeitos adversos do barulho nas fazendas.