(da Redação)
O centro de resgate Vietnam Bear Rescue (VBRC) da Animals Asia deu boas-vindas recentemente à sua mais nova moradora, uma filhote de urso-do-sol de cinco meses de idade. As informações são do One Green Planet e da Animals Asia.
Com um destino diferente de muitos animais que acabam ficando em poder de caçadores, a filhote que recebeu o nome de Layla felizmente foi resgatada. Agora, ela encontra-se em quarentena em um recinto com uma mini piscina, uma rede e plataformas baixas de madeira, onde pode explorar e desfrutar de seus brinquedos em completa segurança.
Sarah Dempsey, gerente da Animals Asia, disse que Layla chegou ao VBRC estressada e nervosa por causa da viagem. “Após um dia de acomodação em seu novo espaço e à nova rotina, Layla passou a divertir-se cada vez mais, fazendo pleno uso de seus novos brinquedos e da estrutura da nova casa. Ela gosta particularmente de brincar com o mobile e de espirrar água em sua piscina”. Segundo a gerente, em breve Layla poderá socializar-se com outros ursos.
A filhote estava com diarreia e verminose quando chegou ao abrigo. “Layla era muito dócil quando chegou, e por ela ser tão pequena, pude examiná-la e tratá-la sem precisar de anestesia”, disse o veterinário Joost Philippa, que contou que ela já está saudável, porém continua em observação.
Na Ásia, ursos-do-sol são perseguidos por caçadores por suas patas e sua bile. Por mais bizarro que possa parecer, a sopa de patas de urso é considerada uma iguaria em partes do continente, e a bile do urso é tida como portadora de qualidades medicinais. Por essa razão, os ursos-do-sol têm sido classificados como espécie vulnerável à extinção.
Apesar de ser vergonhoso o fato de Layla não poder viver feliz na natureza e ter sido separada de sua mãe, ela certamente encontrou um lugar feliz para viver, como as imagens do vídeo não deixam negar.