EnglishEspañolPortuguês

Vídeo mostra salvamento de animais em pet shop incendiado, em Goiás

14 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Incêndio matou cerca de 150 animais; a maioria era de aves (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Incêndio matou cerca de 150 animais; a maioria era de aves (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Uma câmera de segurança registrou a comoção de populares durante um incêndio em um pet shop destruído pelo fogo, em Goiânia. O Corpo de Bombeiros estima a morte de 150 animais. Voluntários que passavam pela rua, com a ajuda de vizinhos, arrombaram a loja e conseguiram salvar cerca de 50 bichos (veja vídeo).

O incêndio aconteceu no domingo (11), na Avenida Castelo, esquina com a Rua Santa Luzia, no Setor Campinas. As imagens cedidas pela advogada Raquel Alves Batista, moradora do prédio em frente ao pet shop, mostram quando populares param na calçada e começam a observar a fumaça. Minutos depois, um homem surge com um pau e tenta abrir uma das portas da loja. Ele recebe ajuda e o grupo consegue arrombar o imóvel.

Os voluntários retiram as gaiolas próximas à porta, interditando a Rua Santa Luzia. Momentos depois, o fogo aumenta e é possível ver as labaredas saindo pela porta aberta. Em seguida, o Corpo de Bombeiros chega e começa a apagar o incêndio.

Raquel Batista chegou logo após o fogo ter sido apagado, mas disse, em entrevista ao G1, ter ficado assustada com a destruição do pet shop. “Havia vários sacos cheios de animais mortos na porta”, relata. Ela lamentou o incidente. Ao observar as imagens da câmara de segurança de seu escritório de advocacia, no mesmo prédio onde mora, ela se comoveu com a solidariedade da vizinhança.

Vizinha da loja, a aposentada Maria Jacomine, 61 anos, testemunhou o incêndio e participou ativamente do resgate dos animais: “Foi a cena mais triste que eu já vi, tantas vidinhas ali mortas”.

Ela conta que percebeu a fumaça pouco depois das 16h. Ao sair na porta de casa, viu a aglomeração em frente ao pet shop e foi até lá para ver o que estava acontecendo. “A gente escutava os animais gritando”, relata.

Segundo a aposentada, pessoas que passavam de carro pela rua pararam e, ao saber da situação dos animais, pararam para prestar socorro. “Um desconhecido apareceu com um pedaço de pau. Quando eles abriram a porta, a gente ia puxando as gaiolas que estavam mais perto da porta. Não deu para salvar mais porque o fogo se alastrou muito rápido”, conta.

Maria diz que os bombeiros não demoraram a chegar. “Mesmo assim, morreram muitos passarinhos, além de um pavão, faisão, peixes, hamsters e alguns filhotes de cachorro”, lamentou.

Resgatados

Uma clínica veterinária a poucos metros da loja recebeu cinco animais no dia do incêndio. Um filhote de cachorro e quatro gatos chegaram muito assustados e intoxicados pela fumaça. “Todos foram medicados, receberam oxigenação e se recuperam bem”, diz o veterinário João Batista Prado.

O cão, uma mistura de shih tzu com poodle, já pode receber alta. Depois do sufoco, o animal vai ganhar um novo lar. Segundo o veterinário, o rapaz que o resgatou pediu para adotá-lo e os proprietários da loja doaram o filhote para o seu salvador.

Os gatos siameses, no entanto, ainda apresentam respiração ofegante. Poucos minutos com os bichanos é possível perceber uma tosse carregada e escarros.

Para o veterinário, a proximidade entre a clínica e a loja garantiu a sobrevivência dos bichos. “Se não tivessem sido socorridos com urgência, com certeza estariam mortos”, diz Prado.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo