Um cachorro da raça pit bull fugiu de casa na comunidade do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu no último dia 13, deixou o pequeno Thalles, de oito anos e diagnosticado com autismo, inconsolável. No dia seguinte, o cão foi encontrado amarrado a um poste na Rua Uruguai e resgatado pela equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.
O cachorro Dom foi encaminhado à Fazenda Modelo, em Guaratiba. No abrigo público, o pit bull branco passou por castração, vacinação, vermifugação e recebeu um microchip, sendo temporariamente rebatizado como Evereste.
No dia 18 de abril, Flaviana Alves Freitas, mãe de Thalles, entrou em contato com a secretaria ao saber que um cão com as características de Dom havia sido encontrado. A confirmação veio através das redes sociais da secretaria: Evereste era, na verdade, Dom.
O reencontro aconteceu nesta segunda-feira (28/04) e foi marcado por muita emoção, acompanhado pelo secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho. “Se ele já estivesse microchipado, o encontro teria ocorrido mais rápido. A microchipagem é fundamental para localizar animais perdidos e combater maus-tratos”, ressaltou o secretário.