Uma equipe de resgate registrou um coala macho abraçado ao corpo de uma fêmea falecida no sul da Austrália. Na legenda da publicação no Facebook, a Koala Rescue contou que recebeu um chamado de moradores que tinham avistado os coalas no chão próximo à uma árvore.
Quando chegaram ao local, a equipe percebeu que a fêmea já estava morta, mas o macho permanecia próximo ao corpo, segurando ela. “É sempre devastador participar de um resgate envolvendo um coala falecido, mas foi ainda mais doloroso testemunhar o macho realmente segurando e abraçando a fêmea falecida”, diz a postagem.
A instituição explicou que esse comportamento nunca tinha sido testemunhado pelas equipe antes e disse que era uma visão rara da verdadeira natureza dos animais australianos. “Esse tipo de comportamento é raramente testemunhado por nossos socorristas, mas confirma a natureza empática e carinhosa dos coalas”, escreveu a instituição.
A Koala Rescue declarou ainda que realizou o resgate dos dois e que liberou o macho na natureza depois de avaliar que ele estava saudável.
Os coalas estão declínio devido aos efeitos da destruição do habitat, ataques de animais domésticos, incêndios florestais e acidentes de trânsito.
Estima-se que, atualmente, a população de coalas seja de no máximo 63.665 indivíduos restantes na natureza, de acordo com a Australian Koala Foundation.