Uma cadela na Alemanha teve 17 filhotes sem precisar de cesariana.
Etana, uma cadela da raça Rhodesian Ridgeback, teve nove filhotes machos e oito fêmeas. Todos sobreviveram ao parto e estão saudáveis.
A cadela tem quatro anos de idade e mora na cidade de Ebereschenhof, ao norte de Berlim. Ela já tem histórico de grandes ninhadas. Anteriormente, já tinha dado à luz a oito filhotes.
A tutora de Etana e dos 17 filhotes é Ramona Wegeman, que precisou parar de trabalhar para cuidar dos filhotes nas primeiras semanas.
A psiquiatra de animais de 32 anos conta que tinha que alimentar os filhotes cinco vezes por dia nas primeiras quatro semanas, pois a cadela não tinha leite suficiente para todos.
Nestas semanas, Ramona não conseguiu dormir mais do que 15 ou 20 minutos sem ser interrompida, quando acabava de alimentar o último, o primeiro já estava com fome de novo.
A tutora de Etana conta que é raro que todos os filhotes sobrevivam em ninhadas tão grandes como esta.
Os 17 cachorrinhos receberam nomes africanos, para combinar com a raça deles. A raça Rhodesian Ridgeback, também conhecida como caçadora de leões, se originou no Zimbábue e foi desenvolvida na África do Sul, no século 19.
Assista ao vídeo da reportagem:
Fonte: Folha de São Paulo