(da Redação)
Imagens nunca antes vistas de capturas de orcas, para o treinamento e posterior venda à parques marinhos, acabam de ser lançadas por um ex-caçador. Jeff Foster, que agora trabalha em projetos para resgatar esses animais, compartilhou vídeos de si mesmo roubando jovens orcas de suas famílias na costa da Islândia. As informações são do site The Dodo e CNN.
Foster, que capturou “uma dúzia” de baleias de 1972 até 1990, disse à CNN que as orcas são uns dos animais mais caros do mundo, além de cavalos de corrida. Ele disse que, ao longo do tempo, tornou-se insatisfeito com a caça dos animais para exibição em parques marinhos como o SeaWorld. “Eles choram como um bebê”, disse Foster. “Isso toca o seu coração”. Clique aqui para ver o vídeo.
Várias das baleias do SeaWorld foram capturadas nas águas da Islândia, incluindo Tilikum, o macho envolvido na morte de três pessoas. Ele foi capturado em Berufjordur em 1983, aos dois anos de idade. Uma fêmea chamada Katina, que agora vive no SeaWorld Orlando, um macho chamado Ulises do parque de San Diego e uma fêmea chamada Kiska do Marineland no Canadá, foram todos capturados na Islândia. Outras baleias islandesas vivem no Aquário Porto de Nagoya, no Japão.
Foster diz que recebeu recentemente a oferta de US $ 7 milhões por compradores chineses para capturar oito orcas na costa da Rússia. Dois dos animais foram supostamente destinados para exibição nos Jogos Olímpicos de Sochi. Mas depois de ver tantos animais retirados de seus grupos familiares, Foster não queria mais participar desta violência. “Chegou a um ponto em que, literalmente, eu me olhei no espelho, e disse que eu não poderia mais fazer isso”, disse o ex-caçador à CNN.
Na verdade, essas capturas aconteceram de qualquer maneira. O governo russo emitiu uma quota autorizando a captura de um total de 10 orcas no mar de Okhotsk, em 2014.