EnglishEspañolPortuguês

SANTUÁRIO

Vídeo impressionante mostra 513 baleias se reunindo no mesmo local

Registro feito em santuário no Caribe mostra prosperidade da espécie após proibição global de caça feita há 40 anos

9 de abril de 2026
Fernanda Zibordi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Popular Science Podcasts, EYOS Expeditions

Se dar de encontro com uma única baleia durante uma expedição em alto-mar já é algo raro, imagine ver mais de 500 baleias juntas ao mesmo tempo? Esse evento realmente aconteceu e foi registrado por uma equipe da EYO Expeditions a cerca de 100 quilômetros da costa da República Dominicana.

Como destaca a Popular Science, a região Banco Navidad abriga uma formação de corais subaquáticos rasa e é uma área especial para a reprodução de baleias-jubartes. Ainda assim, os cientistas presentes na expedição no Caribe, feita no navio de pesquisa M/Y Solace, ficaram surpresos com a quantidade de baleias presentes na ocasião.

Mesmo que o vídeo não mostre o agrupamento de baleias em sua totalidade, a expedição feita ao Banco Navidad por pesquisadores da Fundación Puntacana e da Fundación Dominicana de Estudios Marinos/FUNDEMAR no começo de 2026 chegou a registrar 513 avistamentos de baleias em apenas um único dia.

A ascensão das baleias-jubartes

“Este é um testemunho extraordinário do poder da conservação marinha a longo prazo. Décadas de conservação permitiram que as baleias jubarte prosperassem nas águas dominicanas, e a densidade documentada no Banco Navidad ressalta a importância global de criar um santuário para nossa preciosa vida marinha”, afirma Jonathan Delance, Diretor de Conservação do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais da República Dominicana, em comunicado.

De fato, o caso de conservação das baleias-jubarte é visto como um exemplo de sucesso: elas foram legalmente caçadas – especialmente para obtenção do seu óleo – de forma tão intensa que biólogos marinhos estimam que o número de indivíduos chegou a ser apenas 10 mil em todo o mundo.

Com a proibição global da caça em 1986, estima-se que atualmente existam aproximadamente 84 mil indivíduos maduros de um total de 135 mil baleias, segundo informações divulgadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

As baleias-jubarte costumam passar boa parte de suas vidas em águas frias, perto dos polos, se alimentando de krill. Quando chega o período de migração – de dezembro a abril no hemisfério norte e de junho a outubro no hemisfério sul –, elas se dirigem ao equador para reprodução e parimento de filhotes.

Os resultados obtidos na expedição serão apresentados à Comissão Baleeira Internacional como esforço em evidenciar a importância de Banco Navidad como um santuário relevante para a manutenção da espécie.

Fonte: Revista Galileu

    Você viu?

    Ir para o topo