Um adolescente da Florida (EUA) foi filmado nadando com um tubarão-baleia. O vídeo tornou-se viral na Internet e gerou críticas à atitude do jovem. Nas imagens, podemos ver Chris Kreis, de 19 anos, saltando de um barco para o mar, dirigindo-se ao enorme tubarão (Rhincodon typus) e agarrando-se à sua barbatana dorsal.
Em declarações à NBC TV, Kreis disse “Quando me agarrei (ao tubarão) senti que ele começou a se mexer, e que percebeu o peso (de eu estar agarrado), e não me queria ao pé dele, então achei melhor largá-lo, e foi isso”.
Biólogos marinhos e ativistas pela defesa dos animais teceram críticas ao comportamento do adolescente, argumentando que ao agarrar-se à barbatana do tubarão, o jovem podia ter inadvertidamente removido uma parte do tecido que protege a pele animal e que o previne de apanhar infecções.
Vários cibernautas comentaram que o tubarão-baleia, o maior peixe do planeta, é inofensivo para os humanos a menos que seja provocado fisicamente. O Rhincodon typus alimenta-se de plâncton.
Fonte: Diário Digital