Um biólogo chamou a atenção nas redes sociais ao mostrar os animais que passam pelo quintal da casa em que mora, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Gilberto Duwe montou uma espécie de “camuflagem fotográfica” e conseguiu registras desde morcegos até gambas, passando por espécies como cachorros-do-mato, mão-pelada, cutia e jacuguaçu. As informações são do g1.
As imagens publicadas foram feitas entre os dias 20 de agosto e 3 de setembro. Nelas, também é possível ver o cachorro do vizinho, um furão e algumas aves. O quintal de Duwe tem uma vasta área de mata, o que explica a diversidade de animais encontrados.
O aparato fotográfico foi feito com câmera camuflada, conectada a sensores de movimento e calor. Equipamentos desse tipo geralmente são usadas para estudo de espécies e levantamento de fauna.
Na publicação, o biólogo revelou que usou bananas para atrair as espécies. “Você pode pôr também outras frutas. Ração de gato ou de cachorro e outros alimentos também”, escreveu Duwe.
Uma das surpresas que o biólogo teve durante as gravações foi a quantidade de animais que passaram pelo local. Foram três cachorros-do-mato, por exemplo. Uma cutia, animal ilegalmente caçado na região, também passou pelo quintal de Duwe. Ele conta que não via uma há 10 anos.
“[A aparição] do mão-pelada também foi bem legal. Mostrou bem a forma como ele procura alimento. Ele tem esse nome justamente porque quase não tem pelos nas patas, que é para ajudá-lo no tato, na localização do alimento. Ele geralmente fica apalpando o local para procurar comida”, explica.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: NSC Total