O vice-governador Flávio Arns divulgou uma nota oficial sobre a polêmica envolvendo o uso de cães da raça beagle em pesquisas científicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no início da tarde desta terça-feira (25).
O texto informa que, ao tomar conhecimento do assunto, Arns entrou em contato com o reitor Júlio Santiago Prates Filho na última sexta-feira (21) para receber mais informações sobre as discussões que estavam ocorrendo junto à UEM.
“Na conversa, o reitor informou que todas as pesquisas científicas realizadas na Universidade seguem os preceitos estabelecidos no âmbito universitário e sob rigoroso controle ético. O reitor também informou que já havia determinado a suspensão das pesquisas que estavam sendo feitas com os cães”, diz a nota.
O vice-governador ressaltou a importância de que a UEM promova debates com todos os setores da sociedade sobre os procedimentos que a universidade utiliza em pesquisas científicas de diferentes tipos. A comunidade, na opinião do vice-governador, precisa receber mais informações sobre como se dão estes procedimentos e o que pode ou não ocorrer dentro da ética que preconiza as regras para a realização de pesquisas científicas”, finaliza.
Fonte: O Diário