Uma iniciativa bastante interessante (e necessária) acaba de surgir em Portugal. Com a pandemia do Covid-19 e muitas dúvidas dos tutores sobre como lidar com seus animais domésticos, a start-up portuguesa Barkyn está disponibilizando uma linha de atendimento à distância que conta com aconselhamento veterinário e visa minimizar o impacto causado nas famílias devido à propagação da doença.
Os veterinários Barkyn irão esclarecer dúvidas via telefone ou e-mail, mediante cenários relatados pelos tutores, atuando como linha de apoio e evitando deslocamentos desnecessários às clínicas.
A start-up comunica que “o coronavírus não afeta os animais domésticos e o vírus não se transmite através deles, mas que cada vez mais aumentam as preocupações e dúvidas relacionadas com o aparecimento do Covid-19 e o seu efeito nos animais domésticos”.
Daniela Leal, uma das veterinárias da Barkyn disponíveis para aconselhar e tranquilizar os utilizadores do serviço, desmistifica o Covid-19 nos animais: “Não existem provas científicas de que o coronavírus afete animais domésticos. Eles não são infectados por esse vírus nem transmitem a infecção às pessoas”.
Ainda assim, a especialista recomenda algumas precauções essenciais: “Lavar as mãos sempre que estiver em contato com o cão, evitar o contato do animal com pessoas infectadas, cobrir a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e evitar que o cão frequente espaços com muitas pessoas”. E ressalta: “Não abandonem os animais”.
O CEO da Barkyn, André Jordão, diz: “Em tempos difíceis esta é a nossa contribuição, a nossa forma de ajudar a garantir a saúde de todos os cães e suas famílias”. O e-mail para sanar as dúvidas é [email protected] As informações são do portal sapo.pt.