Um veterinário russo de 36 anos foi preso por tráfico de animais na rota Dutra, em Roseira (SP), na tarde de quarta-feira (14). Ele não estava com nenhum animal quando foi preso, mas foi considerado um criminoso que vendia répteis ilegalmente.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a equipe parou um ônibus durante uma abordagem de rotina. Mesmo assim, um dos homens parecia nervoso com a presença de policiais no carro.
A equipe pediu para revistar sua bagagem, e não havia itens proibidos nela. O suspeito se dizia veterinário russo e veio passear no Brasil durante o trajeto do Rio de Janeiro para Foz do Iguaçu. O policial verificou os dados pessoais do homem e descobriu que ele era um fugitivo.
O russo foi identificado como membro de uma organização criminosa que vendia animais exóticos, principalmente répteis, do Brasil para outros países. Embora não haja animais, a polícia acredita que ele fugiu para o sul, onde continuaria a vender répteis ilegalmente.
Há cerca de um mês, outro integrante russo do grupo foi preso no Rio de Janeiro. Suspeita-se que a organização vendeu animais para pesquisadores russos, ilegalmente.
O veterinário estrangeiro foi preso e encaminhado para a sede da Polícia Federal em São Paulo.