Curiosos, brincalhões e caçadores, os gatos ganharam espaços em milhares de lares do Brasil como animais domésticos. Com a chegada do fim de ano, esses felinos são protagonistas de vídeos que viralizam nas redes sociais ao brincarem com as árvores de natal e outras decorações típicas da época.
No entanto, segundo a médica veterinária Cynthia Brandão, o ideal para os tutores de gato é não ter decorações de Natal em casa ou, caso a pessoa decida ter, tire do alcance dos gatinhos.
“A árvore tem muitas coisinhas pequenas, como enfeite de natal, que o gato pode pegar pra brincar e acabar engolindo, sabe? A bagunça que ele faz também, às vezes, não vale nem pena. Você vai ter árvore de Natal derrubada com as coisas quebradas toda hora e vai ter que ficar colocando tudo no lugar”, disse a veterinária.
Susto
Em 2017, a farmacêutica Rosa Gleide de Jesus tomou um susto com o gato que tem em sua casa, o Binu, que engoliu um ornamento da árvore de natal.
“Binu pegou uma bolinha da árvore de natal, que vinha com um cone em cima, onde passa uma cordinha para pendurar. Ao brincar com esse cone, ele engoliu. Aí eu cheguei em casa, a casa cheia de vômito e ele embaixo da cama. Quando o gato se esconde é para se preocupar, né?”, disse a tutora.
Rosa disse que levou o felino na clínica e fez uma ultrassom, mas, inicialmente, nada foi identificado. Como o gato não estava em bom estado de saúde, ficou internado uma semana tomando soro.
“Depois de uma semana, a clínica fez outra ultrasom nele e detectou que tinha um corpo estranho. Aí eu tive que operar, porque ficou preso nele, né. A veterinária disse que tinha que operar, senão ele ia morrer. Por pouco não perco ele, né?”, disse Rosa.
Passado o susto com Bilu, Rosa adotou outros duas gatas, a Mel e a Rani. Com os gatos em casa, ela decidiu por não ter mais enfeites de natal na residência.
“Nada de Natal, nada pequeno em casa. É como se você tivesse uma criança realmente, né? Gato é caçador, é curioso. As pessoas fazem muito esses memes de gatos brincando em árvores de natal e é engraçado, mas tem um lado perigoso”, disse a farmacêutica.
Objetos pequenos
Segundo a veterinária, assim como a árvore de Natal, os tutores devem ter cuidado ao ter objetos pequenos em casa para evitar acidentes como aconteceu com o Binu.
“Não deixe objetos pequenos pela casa, porque é como se fosse uma criança. Tem que guardar tudo dentro de gaveta. Se for um objeto que não precisa ter, não é necessário ter, que não tenha; e se for necessário, vai ter que deixar bem guardado, longe do alcance deles.
Fonte: G1