A dermatite atópica canina é uma condição inflamatória crônica da pele que pode afetar os cães. Caracterizada por uma resposta alérgica a substâncias, como pólen, poeira, ácaros e até mesmo certos alimentos, ela pode causar bastante desconforto. “Os sintomas da dermatite atópica incluem coceira intensa, vermelhidão, inflamação e, em casos mais graves, infecções secundárias”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.
A especialista ressalta que os cães costumam se lamber, coçar ou morder as áreas afetadas, o que pode levar a lesões e à perda de pelo. As regiões mais comuns afetadas são rosto, orelhas, patas e abdômen. “As causas da dermatite atópica são multifatoriais. A predisposição genética, presença de alérgenos no ambiente e até fatores climáticos, desempenham papéis importantes no desenvolvimento da condição. Cães de determinadas raças, como Lhasa apso, Shih-Tzu, Labrador Retriever, Bulldog Francês e Poodle, são mais suscetíveis à dermatite atópica.”
O diagnóstico é realizado com base nos sintomas clínicos e exames para descartar outras condições dermatológicas. “O tratamento geralmente envolve medicamentos, como anti-inflamatórios, além de cuidados com a pele, incluindo banhos com shampoos especiais. Em casos mais graves, podem ser recomendadas outros tipos de medicações e terapias, como por exemplo a imunoterapia, para reduzir a sensibilidade a alérgenos específicos”, ressalta Stefanie Poblete.
Embora não haja cura definitiva para a dermatite atópica, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do animal. Manter a casa limpa, minimizar a exposição a alérgenos e fornecer dieta balanceada são medidas importantes para a gestão da enfermidade. “Ao notar os sinais de dermatite atópica é fundamental recorrer a um especialista. Com cuidados e atenção, é possível proporcionar conforto e qualidade de vida aos cães afetados”, finaliza a coordenadora da Syntec.
Fonte: Cães&Gatos