A vereadora Karina Pirillo (PCdoB) está ajudando a articular a criação da Frente Parlamentar do Alto Tietê para a Causa Animal, que deve ser constituída por deputados, prefeitos e vereadores de toda a Região engajados à luta pela defesa dos bichos. A meta é definir a instituição do novo órgão ainda neste ano. Ela também pretende agendar, nesta semana, uma reunião com a direção das duas universidades – de Mogi das Cruzes (UMC) e Braz Cubas (UBC) – para discutir a utilização de animais em estudos.
A parlamentar está envolvida no movimento contra essa prática, desencadeado a partir da invasão, neste mês, de ativistas ao Instituto Royal para resgatar os cachorros da raça beagles, confinados no local para pesquisas. No total foram 178 cães e 30 coelhos.
Apesar de ter participado do protesto, a comunista garante que não trouxe nenhum dos animais a Mogi, onde mantém a Organização Não Governamental (ONG) Adote Já. Ela ajudou do processo, mas não chegou a entrar no local onde estavam os cães e coelhos. Karina contou que ainda ficaram vários coelhos e camundongos, que só não foram resgatados porque os ativistas não conseguiram abrir o portão para entrar no local.
Fonte: O Diário de Mogi