Apesar de todas as normas da Vigilância Sanitária e do Conselho de Medicina Veterinária, o vereador Valdomiro Gonçalves Pereira se propôs, na última sessão da Câmara, a conclamar campeiros e ele próprio para um mutirão de castração de cães e gatos de Cianorte. A sugestão foi em virtude do uso da Tribuna Livre por representantes da Organização Não Governamental (ONG) Amigos de Patas, que explanaram e tiraram dúvidas dos vereadores sobre os benefícios, principalmente em relação à saúde pública, da implantação de programa de controle de animais por meio da castração.
De acordo com Simone Ziliane, cidades como Terra Boa, Barbosa Ferraz, Japurá e São Tomé já compreenderam que a castração é o método mais indicado para evitar os inúmeros transtornos causados pelo excesso populacional.
O veterinário Marcos Magalhães ressaltou que as cirurgias, em clínicas particulares que demandam de inúmeros gastos, alcançam níveis muitas vezes inacessíveis à população, mas quando há um programa governamental os custos podem ser reduzidos. Foi nesse momento que o vereador que está há mais de um quarto de século na Casa de Leis, deu sua contribuição. “Hoje se pegar um campeiro que faça a castração, eu também sei fazer isso, o custo de um animal deste é barato”.
O citado vereador também solicitou que a Câmara de Cianorte sugira à Câmara de Maringá que tome alguma providência para que o programa de controle populacional de macacos pregos daquela cidade, não seja realizado.
Fonte: Tribuna de Cianorte