EnglishEspañolPortuguês

VITÓRIA

Vereador retira proposta que acaba com proibição de rodeios em Taubaté (SP)

O projeto de lei complementar que acaba com a proibição dos rodeios em Taubaté foi retirado da pauta da sessão desta quarta-feira (5) a pedido do vereador Alberto Barreto (PRTB), que é o autor.

7 de outubro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução/Youtube

Em meio a reações contrárias no plenário de ativistas da causa animal, o vereador afirmou que vai entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei que instituiu a proibição – Lei Complementar 427, de autoria do então vereador Bilili de Angelis, em vigência desde março de 2018.

Segundo o autor, dois vereadores fizeram manobras, com pedidos de vistas, adiamentos e emendas no projeto que precisaria demandar maior tempo para ele retornar à pauta de votação no plenário da Câmara.

Veja:

Alberto Barreto ainda argumenta que a Lei Federal 13.364/2016 reconhece o rodeio, a vaquejada e o laço como manifestações culturais nacionais, e a Lei 10.220/2001 cria normas relativas à atividade de peão de rodeio, que passou a ser equiparado a atleta profissional.

Além disso, o vereador lembra que os irmãos gêmeos taubateanos Alan e Alisson de Souza são atletas profissionais de montada, porém, são impedidos de praticar o esporte na cidade natal.

Foto: Reprodução/Instituto Marilu Godoi

Manifestações contrárias ao projeto que visava voltar com a realização dos rodeios em Taubaté marcaram a sessão na câmara de vereadores desta quarta-feira (5). O plenário da casa estava lotado de ativistas da causa animal, que levaram cartazes pedindo pelo não retorno dos rodeios na cidade.

Foto: Reprodução/Instituto Marilu Godoi

O Instituto Marilu Godoi, que possui o objetivo de atender a defesa e a proteção dos animais e do meio ambiente, esteve presente durante a sessão “reforçando o grupo contrário a essa crueldade”, como postou na página do Instituto nas redes sociais.

“Projetos como esse ferem a saúde do animal e jamais nos calaremos diante da possibilidade de sua liberação”, escreve o Instituto na rede social.

“Hoje, nós da causa Animal de Taubaté e Região, fomos em peso para a Câmara do Vereadores, para lutarmos contra o retrocesso na nossa cidade”, disse Eduardo Bruni, fundador do projeto “Eu Amo Vira Latas Taubaté”.

“Não vai ter rodeio em Taubaté!!!! Ganhamos o primeiro round”, postou Regina Flávio, ao compartilhar uma imagem com os vereadores Douglas Carbonne (Republicanos) e Moisés Pirulito (PL).

 

Fonte: 012 News

Você viu?

Ir para o topo