Sob a justificativa de que os animais utilizados em veículos de tração animal seriam a “única fonte de renda dos carroceiros”, o vereador Valdemir Virgino (PTC) criou recentemente um projeto de lei para que a prefeitura de Teresina (PI) seja responsável por fornecer os animais aos carroceiros da região.
No entanto, para que essa medida retrógrada e contrária aos direitos animais seja concretizada, o projeto de lei precisa ser aprovado pelo poder executivo municipal.
Com informações do Cidade Verde
Nota da Redação: A atitude do político em questão é completamente retrógrada e só contribui para a perpetuação da exploração dos animais. Os carroceiros precisam de políticas públicas eficazes, que lhes ofereçam condições dignas e éticas de trabalho, sem a utilização de animais. O dinheiro investido na compra de animais para essas famílias deveria ser aplicado em bicicletas elétricas ou outros tipos de veículos motorizados, que otimizem o tempo e o esforço dessas pessoas, sem causar sofrimento aos animais e ao mesmo tempo valorizando a condição humana. Essa, sim, seria uma medida inteligente e solucionadora tanto para as famílias de trabalhadores quando para os animais.