Trecho da proposta orçamentária da prefeitura de Porto Alegre para 2014 revoltou o vereador Claudio Janta (SDD). Segundo ele, o programa Porto Alegre da Igualdade carrega consigo “uma aberração”:
“São R$ 3,2 milhões somente para a política de animais domésticos, e R$ 2,4 milhões para todo o resto, que inclui políticas para idosos, deficientes e indígenas. É um absurdo, esse dinheiro poderia ser melhor aproveitado”.
O líder do governo na Câmara, Airto Ferronato (PSB), rebate Janta e afirma que o vereador se deteve a apenas um ponto do orçamento:
“Neste programa, são esses os recursos, mas é lógico que há o dinheiro das secretarias que vai para as áreas menos favorecidas neste ponto”.
Fonte: Zero Hora
Nota da Redação: O próprio vereador não se atentou aos números, como Ferronato fez questão de esclarecer. Entretanto, também é fácil de se ver que o que desagrada Janta é uma parte considerável ser destinada para animais. Até mesmo se os números fossem iguais, se a distribuição fosse equilibrada, provavelmente veríamos reclamações. Isso mostra que as políticas para animais ainda são tratadas com desprezo, como algo que não se deve “levar a sério”.