Nos últimos dois anos, as vendas de queijos vegetais obtiveram crescimento de 400% na Holanda, segundo informações da organização ProVeg Netherlands, que ainda coloca esse crescimento como simples em relação a valores.
Em 2020, mesmo com problemas causados pela pandemia de Covid-19, Albert Heijn, varejista proprietário de 996 lojas na Holanda e 60 na Bélgica, passou a promover 70 produtos à base de vegetais de marca própria como alternativas aos alimentos de origem animal. A perspectiva é de que se torne um exemplo para outras do mesmo ramo.
Segundo o portal Vegazeta, os dados também trazem favorecimento ao mercado de 2021, que já teve expansão de mais do que 50% das novas opções de queijos vegetais na Holanda. Apenas três empresas são responsáveis pelo lançamento de oito novos produtos nessa categoria.
Consumo e fabricação
A Heks’nkaas é um dos exemplos das fabricantes tradicionais de queijos que estão lançando suas próprias versões de queijos vegetais. Este mês, lançaram um cream cheese sem leite e que já está disponível em mais de 800 lojas.
“Cada vez mais as pessoas estão conscientemente preocupadas com a sua dieta e os jovens em particular nem sempre querem consumir produtos de origem animal”, justificou o diretor da Heks’nkaas, Michel Wildenborg.
A Westland Kaas e o Bel Group, assim como outros fabricantes de queijos, estão investindo em versões à base de vegetais. Conforme a ProVeg International, os queijos vegetais aproximam-se de ocupar mais espaço no mercado, depois dos leites e das carnes vegetais.