Um veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus), espécie considerada rara, foi encontrado morto na rodovia DF-001, no trecho que liga o Parque Nacional e a Reserva Biológica da Contagem. O local é um refúgio conservacionista com cerca de 3 mil hectares de cerrado, mas com ausência de passagens naturais, os animais silvestres são forçados a atravessar a estrada.
O animal teria sido atropelado na última terça-feira (04) e abandonado agonizando no meio fio. O veado foi encontrado após uma denúncia anônima feito à APA (Área de Proteção Ambiental do Planalto Central). O condutor do veículo ainda não foi identificado.
O corpo do animal silvestre foi doado para o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB) para estudos. Pesquisas identificaram que o veado é macho e tinha pelo menos 3 anos de idade. Estava saudável e pode ser considerado uma grande perda para a população de sua espécie.
O trecho onde o veado foi atropelado é sinalizado e repleto de alertas sobre a presença de animais silvestres. Ambientalistas que supervisionam a área afirmam que os motoristas costumam respeitar os limites de velocidade. Um representante do Batalhão da Polícia Ambiental denuncia a falta de investimento em corredores ecológicos.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.